sábado, 17 de janeiro de 2009

2008

Difícil...
Difícil acho que é a melhor palavra para o meu(nosso!) 2008.

É claro que teve coisas boas... dois filhos lindos a crescer, a possibilidade que todos os dias nos é dada de os acompanhar, de os ajudar, de os amar.
Os dois anos dele, idade que adorei nela e estou a adorar nele.
Ela a chegar aos 6 anos, uma idade tão marcante... o final do pré-escolar, os primeiros dias de escola, o primeiro trimestre do 1.º ciclo, o orgulho que ela nos dá pela menina que é e por tudo aquilo que sentimos que ainda nos vai dar.

Mas foi um ano cheio de tensões, tantos desafios, tantas dificuldades, que até o meu histórico optimismo se viu rendido, em certos momentos, ao desespero.
Depois foi o meu corpo que capitulou, levei-o ao extremo do cansaço, da tensão, do stress e a meio do Verão percebi que precisava de ajuda; pela primeira vez aceitei tomar medicação que me ajudasse a ultrapassar problemas.

O último trimestre do ano voltou a ser uma mistura agridoce.
Se por um lado comecei a sentir-me melhor, por outro passei 4 semanas a deixar o meu filho pequenino e bem-disposto nos braços de desconhecidas a chorar em pânico, vi-o tornar-se um menino mais choroso, agarrado a mim e a dormir mal... perdi, literalmente, quilos nessas semanas.
Felizmente conseguimos ultrapassar esses dias, e se ainda agora ele não mostra o entusiasmo que a irmã sempre teve com a escola, a verdade é que é um menino bem-disposto e a cantar que sai comigo todos os dias das salas da Creche.
Pena é nunca mais ter voltado dormir bem ou a deixar os pais dormir uma noite seguida.

Ao mesmo tempo ela rejubilava com a escola, as letras, os números, aprender a ler e a escrever, as contas!
Não foi tudo fácil, desesperou por não conseguir desenhar imediatamente bem as letras, aborreceu-se (e fez-me aborrecer!) nos exercícios de leitura, teve bolas amarelas nas aulas porque gosta muito de conversar... mas os testes foram Excelentes e acabou o ano a ler. :)

Para mim continuou o trabalho, muito trabalho, muitos relatórios, informações, projecções, análises, atendimentos, horas esquecidas a tentar explicar o que ninguém dos que me procuravam queria entender... eu cansada, muito cansada e com isto foram mais, literalmente, quilos.

O Natal foi o Natal, muitas prendas para os miúdos (tantas prendas!), bacalhau, doces, cabrito, com o pai desta casa a trabalhar também nestes dias, passámos o dia de Natal a cantar o SingStar dos ABBA, a brincar com o Mikey Mouse, o Faísca Mcqueen, a dançar numa pista de dança que nos comanda os passos e ainda a jogar o Mario Brothers na Nintendo (e voltei à adolescência com este!).

O ano passou, tão depressa quando olho para eles, tão devagar quando penso nas dificuldades...

2009 foi recebido na rua (ao fim de tantos anos!) com Amigos (de A maiúsculo), com o fogo sobre o rio, espumante em copos de plástico, doze passas na mão e o meu histórico optimismo confiante em dias melhores, ou pelo menos um pouco mais fáceis...

7 comentários:

  1. Que 2009 seja mais calmo, mas com as mesmas alegrias. Tenho saudades vossas. :)

    ResponderEliminar
  2. É preciso acreditar!
    Bjs para vós

    ResponderEliminar
  3. Pois q seja mais fácil, pois então. Um beijinho saudoso.

    ResponderEliminar
  4. Pois que seja então um ano menos sobressaltado, mais simples e mais feliz!
    **********

    ResponderEliminar
  5. Bem vinda!!!!
    Que saudades!!!´
    Vais ver que este ano corre melhor... é o que espero sinceramente, para todos nós!!
    Beijinhos!!!

    ResponderEliminar
  6. Fico-me pelos mais fáceis. E pelos amigos de A. Gosto muito de ti Amiga!

    ResponderEliminar