quarta-feira, 19 de outubro de 2005

Porque choram os bebés?

Esta é uma perguntam que todos os pais de recém-nascidos fazem. E que repetem ao longo dos primeiros meses, suspirando pelo momento em que a criança já sabendo falar, pode explicar a razão do choro.
Pais ingénuos!!!
Até aos seis meses a Carolina não chorou, ou melhor chorou mas choros perfeitamente justificados e que rapidamente os pais aprenderam a identificar (cólicas, fome, sono, fralda suja).
A partir dos seis meses tudo mudou! Não adormecia sozinha, chorava sem conseguirmos perceber porquê, acordava vezes sem conta durante a noite.
A parte do dormir durou até aos dois anos, depois um dia em nada diferente dos anteriores, a mamã leu a história, deu um beijinho e a menina ficou deitada na sua caminha e adormeceu! E o dia a seguir foi igual e depois e depois…
Agora no que diz respeito ao choro é uma história muuuuito diferente! A pergunta agora é: Porque chora uma criança de 3 anos (8 meses, 2 semanas e 4 dias)?
A única resposta possível a esta mamã é: Porque Sim! Porque se calhar acha que a chorar consegue alguma coisa que não sabemos o que é (embora a experiência já lhe devesse ter ensinado o contrário). Porque está aborrecida e decide que todos à sua volta a devem acompanhar no seu aborrecimento! Porque se sente frustrada e não consegue ou não sabe expressar-se de outra maneira (embora diga tudo na perfeição, incluindo responder quando a mamã/papá a estão a chamar à atenção)!
Tem horas assim, tem dias assim em que a mamã e o papá já não sabem como reagir, alturas em que já experimentámos tudo, desde ralhar a dar mimos e no final apenas nos conseguimos sentir frustrados por não conseguirmos lidar com estas crises…
Isto tudo porque hoje de manhã a Carolina saiu de casa e começou a chorar depois de eu ter tido o desplante de lhe apertar os cordões das calças e continuou até chegarmos à porta da escolinha…

3 comentários:

  1. Diz o povo que "a verdade está sempre na boca das crianças".
    Já pensas-te que também saías de casa muitas vezes a chorar se as convenções to permitissem?
    Deixa lá isso, a miúda estava chateada porque o namorado não lhe ligou, ou porque sonhou com alguma coisa desagradável, ou só porque sim. E ela ainda pode chorar quando lhe apetece. Olha a sorte.
    Não valorizes demasiado.

    Mimos para a pimpolha...

    ResponderEliminar
  2. Sabes, miga, o Gonçalinho também anda um pouco assim (e vai fazer 3 anos no dia 1!)!!! Tem alturas que ficamos a olhar para ele feitos parvos, por não sabermos o que lhe deu... e sabes o que é que ele faz agora? Encosta-se a nós e manda-se para o chão e depois choraminga, como se nós tivéssemos feito alguma coisa... já viste isto???
    Será que é mais uma fase? Temos mesmo que ter muita calma e... paciência!!!
    Beijoquinhas grandes

    ResponderEliminar
  3. :)
    A M. sempre foi muito de fazer birras. É extremamente bem disposta, mas quando quer uma coisa, é vê-la a fazer finca-pé! Em geral, nesta altura, quando chora, é mesmo só por birra... tentamos ignorar, apesar dos berros intensos:) Acho que já foi pior, quando ainda não falava, pois nem sempre percebíamos o que queria.

    Bjs

    ResponderEliminar