quarta-feira, 22 de fevereiro de 2006

O dedo

Primeiro quero pedir desculpa pela fotografia, mas ela serve para perceberem o que vou relatar a seguir.
Desde muito pequenina que a Carolina quando quer apontar para alguma coisa, seja uma figura num livro, um boneco na televisão, ou algo na rua, usa o dedo MÉDIO (sim, aquele que aparece na fotografia!).
Tentámos não dar muita importância ao assunto, e sem grande alarido lá lhe fomos explicando que para apontar se deve utilizar o dedo indicador.
Durante algum tempo a situação pareceu estar ultrapassada, e o dedo indicador passou a ter direito às funções que séculos de vida social lhe atribuíram.
De repente, e sem qualquer razão aparente, o DEDO MÉDIO regressou! E pior, regressou tal como demonstrado pela fotografia, esticado, bem visível e saliente em relação aos outros. Aparece em qualquer altura e em qualquer sítio (incluindo no meio da rua a apontar para alguém que passa ou algo para que nos quer chamar à atenção!).
Tenho-lhe explicado que não é aquele dedo que se usa para apontar, que não é bonito usar aquele dedo, que o dedo indicador "indica" melhor aquilo que ela nos quer mostrar, etc., etc.; no entanto AQUELE DEDO continua a sair automaticamente assim que quer apontar alguma coisa, e ela, pobrezinha, olha para ele e rapidamente o encolhe, substituindo-o pelo dedo indicador.
Esta situação tem tanto de engraçado como de patético... mas neste momento acho que devo ter exagerado nas recomendações para ela usar o outro dedo, porque me parece que a Carolina começa a pensar que está a fazer algum disparate e fica inibida quando quer apontar, parecendo não saber exactamente como o deve fazer.
Tenho que me deixar de coisas parvas e deixar a miúda à vontade!... :P

7 comentários:

  1. risos...risos...risos.. :)

    Um dedo é só e simplemente um dedo... tudo bem é feio, concordo, mas é só um dedo e ela vai ter muitooo tempo de perceber como é feio fazer o "dedo" eheheheh

    ResponderEliminar
  2. a Raquel faz exac-ta-men-te o
    mesmo!!! eheheh
    sempre apontou com o dedo médio e eu sempre lhe disse para usar o indicador... depois passou a esticar o médio (sózinho) e, um segundo depois, trocar para o indicador! só agora (tem quase 7 anos) é que está a interiorizar a ideia de usar *só* o indicador! :-)))

    bjs

    ResponderEliminar
  3. Pois é, miga, é complicado... mas acho que nós por vezes temos uma tendência natural para o exagero. Mas sei bem o que sentes, embora pense que não tenhas exagerado assim tanto! Pelo menos eu teria feito a mesma coisa...
    Mas experimenta dar uma certa liberdade à Carolina, talvez ela consiga começar a usar o dedo indicador como faz com o outro. De qualquer forma, ela ainda é pequena, é perfeitamente natural que tenha essa atitude, dá-lhe tempo!
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. O Daniel fazia o mesmo e nunca liguei muito. Desapareceu naturalmente.Mas concordo que é embaraçoso.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. :)
    Com o tempo, ela vai percebendo por que razão não pode apontar com esse dedo e vai deixando de o fazer...

    Os miúdos não fazem por mal; a sociedade é que tem regras, conotações, símbolos e afins que eles (ainda) não conhecem, não é? :)

    Bjs

    80s - a melhor década
    flor de leite

    ResponderEliminar
  6. Este Blog tem livro de reclamações? Isso são fotografias que se apresentem?
    Estou chocado.

    ResponderEliminar
  7. Esse dedito realmente é maroto ;0)

    Acho que fizeste bem em explicar, mas não dês muita importância ao assunto.

    Bjs

    ResponderEliminar