sábado, 15 de abril de 2006

23 Semanas e Bolas de Golf

Este é o...


22 sen 4 dias

Tiago

Os últimos dias não foram muito fáceis, porque o nosso piratinha resolveu dar-nos um susto durante a ecografia morfológica e a mamã precisou de alguns dias para compreender o que se passava e aceitar que tudo estava bem.
A ecografia decorreu normalmente, foram tiradas todas as medidas, visto todos os órgãos, as mãos, os pés, a cabeça, o perfil, ouvimos os batimentos cardíacos. O médico confirmou que era um menino, estimou o peso em 535 g, e calculou que o tamanho do Tiago estaria situado entre o Percentil 50/75.
Mas, quando pensávamos que a ecografia estaria no fim, o Dr. D. disse que devido à posição não conseguia ver bem o coração, pelo que nos pedia que aguardássemos um pouco na sala de espera para ver se o bebé se virava.
Quando regressámos avisei que ele tinha-se estado a mexer muito por isso era natural que tivesse mudado de posição, e assim foi, o coração estava bem visível e o médico pode fazer a observação.
Foi nesta altura que nos disse que havia uma alteração no ventrículo esquerdo, explicando-nos logo de seguida que era uma alteração benigna, sem consequências futuras. Uma variante do normal, um espessamento da parede do ventrículo, uma situação conhecida por Bola de Golf (porque na imagem ecográfica o que se vê é um ponto branco brilhante, vê-se mesmo!).
Também nos disse que esta situação só era visível nesta altura da gestação, que na próxima ecografia já não era visível porque o coração e o bebé crescem e o espessamento desaparece, que na opinião dele não eram necessários mais exames, mas que a situação deveria ser vista com o meu obstreta, eventualmente poderia ser realizado um ecocardiograma, mas que ele não achava necessário.
Pois, tudo muito bem, bebé grande, bem desenvolvido, gravidez em evolução dentro dos parâmetros biométricos normais... mas Bola de Golf intraventricular esquerda, de qualquer maneira interpretada como variante do normal.*
A mamã em choque, o papá a repetir para ele e para mim que "está tudo bem, ele disse que está tudo bem", a Carolina contente porque ouviu o coração do mano.
O meu obstreta fora do país, obrigou-me a esperar por quinta-feira para falar com ele, ajudou-me o trabalho, que por estes dias tem sido muito, para durante o dia fazer-me pensar noutras coisas, as noites foram mais difíceis, sonhava muito, acordava e ficava ali a tentar adormecer e ao mesmo tempo a tentar senti-lo.
Na quinta-feira o Dr. P. disse-me a mesma coisa que o Dr. D., que estava tudo bem, que eu tinha que relaxar, manter-me calma... a brincar relembrou-me que o Tiago estava sentado numa posição que não parecia querer alterar "Sabe que isso quer dizer Cesariana directa?!".
Eu decidi que vou acreditar em tudo o que me estão a dizer e nas coisas que li (podem ler aqui), por isso vou relaxar e gozar os próximos quatro meses.
E para combater todos os pensamentos menos bons, já dei uma volta pelas coisinhas dos primeiros meses da Carolina, já tenho de parte aquilo que penso aproveitar e comprei três novos fatinhos de uma vez só!
Em relação ao nome, apesar de não coincidir com o resultado da votação, considerei o nome vencer nulo porque sei que duas meninas viciaram a votação no nome «Pedro», só para me irritar. O verdadeiro vencedor é o Tiago!
*As frase em itálico são extractos do relatório da ecografia.

12 comentários:

  1. Entao, parabens pelo TIAGO!*

    Ás vezes, sao apenas fases do desenvolvimento... Vais ver que nao é nada de mais.


    *Foi o nome que votamos cá em casa ha ja 15 anos para o meu sobrinho-afilhado ;o)

    Beijinhos e Boa Pascoa

    ResponderEliminar
  2. Coração de mãe fica sempre aflito... mas ainda bem que está tudo impecável com o campeão Tiago!! :)

    beijinhos,

    Sandra

    ResponderEliminar
  3. adoro o nome Tiago! o Miguel chamar-se-ia assim não fossemos nós, ao pensar em Tiago, só conseguir ver o nosso sobrinho.

    agora, esperoque o catraio evite a cesariana (mete-te lá bem, pazinho) e que tu acalmes mesmo. tnho a certeza que isso não é nada :)

    um beijo grande

    ResponderEliminar
  4. Que bom que esta tudo bem, e quanto ao nome, lindooo.
    beijoca

    ResponderEliminar
  5. Adoro o nome Tiago, tenho um irmão com esse nome!
    Que bom que está tudo bem e que essa bola de Golf não é nada para te preocupar mmas as mães preocupam-se muito com tudo antes e depois deles nascerem, não é? Acho que eu também teria passado umas noites sem dormir.
    Bjs grandes e que tudo corra bem.

    ResponderEliminar
  6. No fundo o rapaz é um desportista, e claro que tinha que ser um desportosito baratito, mania das grandezas é o que é...

    Bem vindo Sr. Tiago.

    Tem calma....

    ResponderEliminar
  7. Olha tão fotogénico que ele é!!

    ResponderEliminar
  8. Olá,

    Tiago é um nome intemporal, são os três.

    Eu também tive um problemazinho duranete agestação, pensavam que o Birrinhas ia nascer antes de tempo, mas o campeão aguentou-se até o fim de perfeita saúde.

    Parabéns e Beijinhos.
    Vera

    ResponderEliminar
  9. Esse Tiago vai ser um Tigre dos Bosques, vais ver (eu explico, se fôr preciso). :)

    ResponderEliminar
  10. Adorei a escolha do nome! Sempre gostei muito... Ainda bem que está tudo ok, apesar desse problemazito. Vais ver que vai correr tudo bem!

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Se os médicos te dizem que tudo está bem, confia e relaxa!!!

    Um beijinho e parabéns pelo lindo (e grande) Tiago que aí vem!

    ResponderEliminar
  12. Ich denke, dass Sie sich irren. Ich biete es an, zu besprechen. Schreiben Sie mir in PM. viagra online levitra preis [url=http//t7-isis.org]cialis[/url]

    ResponderEliminar