quarta-feira, 21 de junho de 2006

Ela ouve-me!

Todos os dias ela me surpreende!
Acho que isto faz parte de ser mãe e pai, todos os dias nos trazem supresas, quase sempre boas, às vezes nem tanto...
Desde que a Carolina nasceu que todos os dias me sinto deslumbrada com as suas descobertas, com as suas palavras, com o raciocinio que faz das situações, com o seu crescimento. Às vezes acho que provavelmente vou-me deixar de espantar, que mesmos as novas coisas já não vão ser assim tão novas... mas é precisamente nesses momentos que ela volta a deixar-me sem palavras.
Na semana passada a Carolina andou novamente com o pipi muito assado, dava-lhe comichão e mal-estar e acabámos por ir ao médico porque já não estávamos a gostar daquela situação (apesar de todas as pomadas, ela tem andado assim mais ou menos há um mês).
A médica que a observou descansou-nos e explicou que este tipo de inflamação era comum nas meninas na idade da Carolina, acham que já são crescidas e que se podem limpar sozinhas quando vão à casa de banho; acontece que apesar de «crescidas» ainda não se conseguem limpar bem e o resultado é o que se viu.
Por tudo isto passámos as mini-férias (feriado, sexta-feira e fim-de-semana) a pôr uma nova pomada e a treinar a maneira como as meninas e senhoras se devem limpar quando vão à casa-de-banho (isto é, de frente para trás).
No Domingo à noite antes de ela se deitar, disse-lhe pela última vez: "Carolina amanhã não te esqueças, quando fores à casa-de-banho limpa como a mamã te ensinou."
Ora acontece que durante este dias sempre que eu lhe fiz esta conversa ela parecia ignorar aquilo que eu estava a dizer, e queria que fosse eu a limpa-la.
Na segunda-feira à tarde enquanto nos dirigíamos para o carro para regressar a casa, ela diz com a maior naturalidade: "Mamã, quando fui à casa-de-banho limpei da frente para trás, só uma vez e deitei o papel fora!", eu não consegui dizer nada, depois baixei-me abracei-a, beijei-a e disse "Tu és muito linda!".
Ao mesmo tempo, e com estas palavras tão simples, senti-me completa, útil, percebi que apesar de todas as minhas dúvidas alguma coisa estarei a fazer bem porque a minha filha realmente ouve-me, tem atenção às coisas que eu lhe ensino, está a aprender e a crescer comigo.
Isto até pode ser um bocadinho patético, pode até parecer óbvio, mas depois de passada uma fase de muitas birras, a Carolina parece que entrou numa fase de pré-adolescência, por vezes dá ideia que o seu único propósito é nos contrariar e a menina doce e carinhosa transforma-se numa adolescente rebelde. Por isso, tenho muitas vezes dúvidas de qual a maneira correcta de agir com ela, repreende-la ou deixar passar, contrariá-la ou fazer a sua vontade, castigá-la ou esquecer... o facto de ela apesar de durante todo o fim-de-semana não se ter interessado por aquilo que eu dizia, mas depois mostrar-me que afinal estava a tomar atenção, ajudou-me a compreender mais um bocadinho qual é o meu papel e que apesar de tudo estamos no bom caminho.

8 comentários:

  1. Sim estas num belo caminho, ela e tu. Duda tambem lhe aconteceu muitas vezes ter o pipizito assadito por isso mesmo, e ainda hoje acontece muitas vezes, pk a vontade de brincar é tanta que se esquece de limpar com cuidado. E ainda hoje leva mts vezes com o sermao da mamã :-)

    Beijoca grande

    ResponderEliminar
  2. Mas eu desde sempre que digo que ela é extremamente inteligente e perspicaz!
    Tenho a certeza que ao longo da vida ela nunca nos vai deixar de espantar pela positiva :)

    ResponderEliminar
  3. a minha pequenota tb mtas vezes, com a pressa de voltar para a brincadeira, não se limpa lá muito bem e acaba o dia com o "pipi a arder"...

    e tb está a passar uma fase terrível, está sempre do contra, só faz asneiras, respostas tortas... parece realmente a pré-adolescência a querer despontar e eu tb não sei mto bem como lidar com isso...

    ResponderEliminar
  4. elas ouvirem ouvem e ouvem tudo o q dizemos, mas claro que lhes dá jeito fazerem de conta q não ouvem nada.. mas na hora H, lembram se das nossas palavras, lembram se dos conselhos da mamã...

    ResponderEliminar
  5. Olá mamã Xana e obgd pela visita. Volta sp.

    A Carolina está uma menina grande. E vai ter um mano. Certo? Que delícia.

    ResponderEliminar
  6. É isso mesmo, nós julgamos que eles não nos ouvem e depois pimba! E pergunto eu: Porque é que eles não são sempre assim e só ouvem aquilo que querem???

    É que o meu tem cá um ouvido selectivo...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Todos nós contrariamos os nossos pais... Mas, qd crescemeos percebemos que afinal até os ouviamos.

    Bjs grandes. E um especial para a C., assim já a quero para nora.

    ResponderEliminar