domingo, 27 de agosto de 2006

1º Mês

Olhar do Ty

Um mês.
30 dias de ti, Tiago.

Foram dias de adaptação, nossos e teus, dias felizes, dias diferentes de quaisquer outros, dias que não se vão repetir contigo, comigo, connosco.
És um bebé calmo, um "paxá", uma calma diz o papá.
Choras como qualquer outro bebé, mas apenas quando estás incomodado, com fome, com cólicas (que infelizmente de vez em quando nos visitam), no banho quando te lavo a cabeça ou no berço se não consegues adormecer logo. Eu quero acreditar que vais continuar assim, mas ao contrário do que aconteceu com a mana contigo estou consciente que nem todos os dias vão ser fáceis.
Gostas muito da maminha, até agora foi ela a tua única alimentação, e se tudo continuar bem será assim até pelo menos aos 4 meses. Nos últimos dias começaste a brincar, depois de saciares a fome, largas a maminha durante uns momentos e encostas-lhe a bochecha, depois a boca, bochecha e voltas a abrir a boquinha e apanha-la com grande sofreguidão, é engraçado observar-te, enternecedor e faz-me amar-te ainda mais.
Mas a mamã anda a pensar pregar-te uma partida... para evitar o que aconteceu com a mana, que durante muitos dias recusou o biberão (depois de ter sido amamentada em exclusivo durante 4 meses e meio), estou a pensar tirar o meu leitinho para um biberão e substituir de vez em quando uma das mamadas pelo biberão; vamos ver o que diz o Dr. J.!
Estás mais atento ao que te rodeia, os teus olhinhos já nos seguem, especialmente a mana que aproveita todas as oportunidades para te falar, dar mimos e mostrar os brinquedos (está desejosa que lhe comeces a pegar e muitas vezes tenta colocar-te os brinquedos nas mãos).
Olhas-me muitas vezes com um ar inquiridor, dá-me a sensação que estás a observar-me e com vontade de fazer perguntas...
Não gostas muito da chucha, só a aceitas nos momentos em que queres muito adormecer e percebes que a mamã não vai mesmo dar-te a maminha para dormir (sorry!).
Neste mês já passeámos muito, fomos a Sesimbra, a Vila Nova de Milfontes, estivemos em casa de amigos e família e até já andaste de comboio, portaste-te sempre muito bem... vantagens de nascer no Verão!
Tenho tentado manter-te uma rotina, acho que é bom para ti e para nós, organiza-nos os dias; mas tal como aconteceu com a mana, não sou escrava da rotina e ela às vezes é quebrada, mas para já tentamos que o básico se mantenha (intervalos entre as refeições e hora do banho).
Não te faz confusão ter pessoas à volta, dormes como se estivesses no silêncio (provavelmente uma adaptação de irmão mais novo que tem que ouvir a mana mais velha todo o dia a fazer barulho), mas já temos pensado que preferes o barulho uma vez que tem sido no silêncio da noite que te tem custado mais a adormecer. Parece-me que começas a compreender a diferença entre a noite e o dia, pelo menos os intervalos entre as mamadas da noite voltaram a aumentar.
Estás lindo, estás a ficar redondinho, já não existem pregas por encher ou que me faz transbordar de confiança no meu leite (estou desejosa que chegue o dia da consulta para poder comprovar aquilo já sei!).
Eu sinto-me completa, os receios dos primeiros dias ficaram para trás, acho que contigo estou a encerrar um ciclo, mas estou a iniciar outro que desejo cheio de coisas boas e dias felizes, agora a quatro!

A tua mamã.

12 comentários:

  1. parabéns pelo 1º mesinho! :)

    e o teu T. tem uns olhinhos tão lindos, parece um chinezinho... tão fofo. :))

    e é engraçado como o meu Ruizinho é tão parecido em tanta coisa com o teu menino... desde n gostar da chucha e só a aceitar qdo percebe q não há outro remédio até ao ar observador, passando pelo só chorar no banho qdo a água chega à cabeça e "brincar" com a maminha... são mtas parecenças mesmo!
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Parabéns!!! Não, ele é a cara do pai.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Tiaguinho, já aprendeste muito, mas prepara-te para o que aí vem... O mundo é tão grande...ainda tens que aprender tanto...
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Ele é a cara do pai! Mas os olhos mais rasgados saem à mãe. :)

    ResponderEliminar
  5. parabéns pelo primeiro mês...
    estou a ver que está tudo a correr lindamente, e ainda bem que assim o é.

    beijo grande

    ResponderEliminar
  6. Parabéns! Um mês já? O tempo voa mesmo...
    Em relação ao Tiago,não conheço o pai mas os olhos são os teus! :)

    Um beijinho nosso e desculpa a falta de assiduidade por estas bandas. Mas percebes,não é? ;)

    ResponderEliminar
  7. :-) regressar de ferias e ler este teu post, é simplesmente delicioso. Desejo.te muitas muitas felicidades.

    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Ola from Punta Cana!!

    Beijinhos grandes a todos!

    ResponderEliminar
  9. o 1 mês é muito especial...
    Beijocas e parabéns!

    ResponderEliminar
  10. Parabéns pelo 1º mês do Tiago! Os olhos dele são lindos!!!

    Beijos e que tudo continue a correr bem

    ResponderEliminar
  11. Olá Tiago.

    Perdoa a minha memória. Não sei se já aqui tinha vindo dar-te as boas vindas. Seja com for, quero dar-te os parabéns pelo teu primeiro mês de vida.

    Que te continue tudo a correr tão bem. A ti e à tua família. Quem sabe um dia não nos encontramos em Sesimbra...

    Um beijo grande
    Sónia

    ResponderEliminar