quarta-feira, 16 de maio de 2007

Febre

Ele, ontem.
14 horas - 38,7ºC, Ben-u-ron
19 horas – 39,4º C

19.10h, telefonei à Saúde 24, como nunca tomou Brufen, aconselham-me a que ele seja observado num Serviço de Atendimento Permanente.

A Carolina vai para casa da tia, porque a avó já não está e a casa da tia é mais perto, “acho que não nos vamos demorar” digo eu à tia.

Chegámos às Urgências às 20.10h, é visto na triagem às 20.30h, repete o Ben-u-ron (já de 250).

Só é observada pela médica às 21h30, depois de beber um biberão cheio de papa líquida. Ouvidos inflamados, ainda não é otite, a febre tão alta pode indicar infecção urinária.

Depois foi uma hora e meia à espera que o miúdo que bebeu 300ml de papa, mais 100 ml de água, se decidisse a fazer xixi. Felizmente o resultado da análise foi negativo.

Voltámos para casa às 00.00h, 4 horas depois lá chegarmos, com indicação de alternar o Ben-u-ron com o Brufen, voltar se a febre continuar por mais dois dias.

4 horas nas urgências, porque ele nunca tinha tomado o Brufen e a Saúde 24 disse que para ele o tomar teria que ser observado por um médico.

Até ontem a minha ideia da Linha Saúde 24 era a melhor, agora tenho dúvidas. Não fiz aquilo que inicialmente tinha pensado fazer (dar o Brufen!), que se provou ser o indicado, e fiquei assustada o que me levou a rumar às urgências.

Hoje o Tiago voltou a acordar com febre… eu aposto em otite. :(

A irmã dormiu em casa da tia, e hoje fez gazeta ao Jardim de Infância.

11 comentários:

  1. Há uns dias recorri à mesma linha, depois de duas excelentes experiências com as minhas duas Filhas. Desta vez não gostei: a dúvida era levar a mais nova às vacinas estando meia ranhosa, ou esperar mais uns dias - não se quiseram comprometer-se com uma resposta e disseram-me que tinha que ser observada. Segui o meu instinto e não a levei. Foi o melhor que fiz pois daí a uns dias percebeu-se que o nariz entupido era por causa dos dentes.

    Será que as remoldelações na linha afectaram a qualidade do serviço??

    As melhoras do Tiago.

    ResponderEliminar
  2. primeiro, as melhoras dele.

    segundo, depende muito do enfermeiro que apanhas, do assunto e do à vontade do mesmo com o problema.

    Eu já apanhei um pouco de tudo. Desde enfermeiros fabulosos que me deram algumas dicas (não medicamentosas) muito boas e válidas que me ajudaram depois; enfermeiros competentes e que se despacharam na conclusão; enfermeiros competentes mas tão picuinhas e repetitivos que me apeteceu desligar o telefone e telefonar de novo para apanhar um diferente; e enfermeiros que complicaram mais do que ajudaram.

    Independentemente disso, acho a linha óptima e muito útil em algumas situações.

    E agora já existe também para os adultos o que para mim é fantástico!

    beijos

    ResponderEliminar
  3. Nunca tinha ouvido tal coisa, acho q depende mesmo do enfermeiro q atende!
    Eu já telefonei algumas vezes e correu tudo bem...

    As melhoras rápidas.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Da minha experiência também acho que depende do enfermeiro. Olha que uma vez telefonei para lá por causa de uma reacção alérgica do mais velho, mandaram-me para o hospital e o enfermeiro telefonou-me no dia seguinte para perguntar se ele estava melhor.

    As melhoras!

    ResponderEliminar
  5. As melhoras rapidinhas dele.
    Eu não me consigo habituar a essas linhas, tem que ser mesmo drª a ver e analisar para ficar descansada.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Na saúde 24 não queriam dar "sinal verde" ao Brufen porque o miúdo nunca tinha tomado. Imagina se fosse alérgico. Eles não querem é responsabilidades e, pelo sim, pelo não, mandaram-te para a Urgência. Sei bem o que isso é quatro, cinco, seis, nove horas nas urgências. Mas, na verdade, foi bom teres ido lá. Porque se o menino tivesse inf. urinária, já estava despistada. Melhoras e beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  7. as melhoras para o pequenino!

    e eu também tenho boa impressão dessa linha... até hoje sempre me atenderam bem, explicam tudo com pormenor, e dão muitas vezes conselhos não-medicamentosos que funcionam às mil maravilhas!

    beijos

    ResponderEliminar
  8. As melhoras. Eu desisti dessa linha. Ficava tanto tempo ao telefone...

    Bjos

    Cristina

    ResponderEliminar
  9. Não, Não...
    Até que enfim um sítio para dar indicações para a saúde que toma cuidados com o Brufen...
    Geralmente indicam-no indiscriminadamente, o que está errado, o Brufen é um medicamento cujos efeitos secundários indicam usar com muita moderação, embora os pais gostem muito dele por ter um efeito muito imediato.

    Conslusão: Foste muito bem atendida, e cuidado com o Brufen

    ResponderEliminar
  10. Olá
    É a 1ª vez que cá venho.
    A esta altura o niko já deve estar melhor.
    Da Saude 24, até à alteração da forma de atendimento, não tinha razão de queixa, depois disso já liguei uma vez e não fiquei convencida que tenha mudado para melhor. A vantagem talvez seja agora tb dar para adultos.
    Quanto ao Brufen, cuidado com ele. Segundo uma amiga farmaceutica, o dito só deve ser administrado quando o problema de saúde da criança já tiver sido manifestado, isto pq o Brufen pode encobrir o verdadeiro "culpado" da febre ou causar efeitos adversos em caso de alergia. Talvez por isso o tenham mandado ser observado...

    ResponderEliminar