Foi no dia 28, quinta-feira.
Filmagens de actividades das várias salas.
Fotografias.
Eu já a conter as lágrimas, eles a entrarem, uma sala de cada vez, e ela de sorriso alargado.
Uma medalha de passagem para os que continuam, um diploma para os finalistas.
Não chorei, mas o meu coração apertou-se ao ver as "melhores amigas" da Carolina de Cartola e Diploma na mão, juntas a prepararem-se para a nova fase que aí vem.
A Carolina faz-se forte, diz que não pode ir para o primeiro ciclo porque ainda tem 5 anos, mas o olhar dela para as amigas finalistas e as perguntas insistentes sobre a queda dos dentes, mostram que a vontade de ir com elas é grande.
O ano que termina foi de mudança, de escola e consequentemente de amigos e as amizades que fez foram quase todas com meninas e meninos finalistas do pré-escolar, foram eles os companheiros das brincadeiras mas também das actividades na sala (a educadora desistiu de a juntar com os meninos da mesma idade ou mais novos, já que ela só mostrava interesse pelas actividades dos mais velhos).
É claro que me orgulho dela já conhecer todas as letras e até já as juntar, dela conhecer bem os números e até ser capaz de fazer operações simples, mas preocupa-me que se desmotive, que sinta a falta dos amigos e que o próximo ano seja um "ano chato".
Mas por agora posso dizer que estou muito contente com o Jardim-de-infância, que é da Rede Pública e soube mostrar-se à altura dos melhores.
Filmagens de actividades das várias salas.
Fotografias.
Eu já a conter as lágrimas, eles a entrarem, uma sala de cada vez, e ela de sorriso alargado.
Uma medalha de passagem para os que continuam, um diploma para os finalistas.
Não chorei, mas o meu coração apertou-se ao ver as "melhores amigas" da Carolina de Cartola e Diploma na mão, juntas a prepararem-se para a nova fase que aí vem.
A Carolina faz-se forte, diz que não pode ir para o primeiro ciclo porque ainda tem 5 anos, mas o olhar dela para as amigas finalistas e as perguntas insistentes sobre a queda dos dentes, mostram que a vontade de ir com elas é grande.
O ano que termina foi de mudança, de escola e consequentemente de amigos e as amizades que fez foram quase todas com meninas e meninos finalistas do pré-escolar, foram eles os companheiros das brincadeiras mas também das actividades na sala (a educadora desistiu de a juntar com os meninos da mesma idade ou mais novos, já que ela só mostrava interesse pelas actividades dos mais velhos).
É claro que me orgulho dela já conhecer todas as letras e até já as juntar, dela conhecer bem os números e até ser capaz de fazer operações simples, mas preocupa-me que se desmotive, que sinta a falta dos amigos e que o próximo ano seja um "ano chato".
Mas por agora posso dizer que estou muito contente com o Jardim-de-infância, que é da Rede Pública e soube mostrar-se à altura dos melhores.
Adenda: As salas têm meninos dos 3 aos 6 anos. Existem actividades em que participam todas as crianças da sala, depois existem actividades adequadas às idades e à fase do desenvolvimento e que são realizadas em sub-grupos.
Olá! =)
ResponderEliminarPois... é smp uma situação chata =\ Podes smp pedir a opinião dum psicologo sobre o desenvolvimento dela... Vou é dar-te um conselho... Se ela permanecer no pré-primário não lhe ensinem mais do que ela já sabe =\ A minha prima tb esteve nessa situação por fazer anos em fevereiro mas como era muito curiosa e desenvolta qd foi para a primária já sabia ler e escrever... Aí sim ela sentiu-se desmotivada em passar grande parte do ano a aprender as letrinhas uma a uma... Foi um drama!!
Bjitos e boa sorte!
Isso também me preocupa Maria Carloto.
ResponderEliminarMas é difícil resistir a uma miúda que tem vontade de aprender e se há algum tempo atrás era eu que a desafiava para nos sentarmos a "trabalhar", agora é ela que pede para comprarmos os livros de exercicios para o Pré-Escolar.
Resta-me a esperança que a professora do 1.º Ciclo (quando lá chegarmos!) também saiba acompanhar este ritmo.
Isso é o importante, vermos que a nossa confiança no sítio onde os deixamos é merecida!
ResponderEliminarPara ser bom, não precisa de ser caro!
beijos
É a sina de quem faz anos no inicio do ano :op
ResponderEliminarNalguns casos é possivel adiantar a entrada na escola. Depende não só das capacidades adquiridas, da maturidade demonstrada. Mas era capaz de ser cedo.
Normalmente as actividades programadas variam muito, principalente se a turma é mista, no ano que vem tentarão fazer trabalhos diferentes.
Na turma da Bia a educadora diz que os mais novos (agora alguns com já 4 anos) serão os que vão sentir mais falta dos finalistas, ligaram-se muito a eles ... mas virão amigos novos que irão olhar para os mais velhos com admiração, será uma posição nova e de certeza interessante :o)
Nunca coloquei a hipótese de ela ir já para o 1.º Ciclo.
ResponderEliminarApesar de ela ter vontade de aprender, não deixa de ser pequena, tem o seu próprio ritmo e não sei como reagiria à obrigação de "ter que fazer" os trabalhos.
Tem muitos anos à sua frente para estar na escola "dos crescidos".
E sim a Educadora já me disse que as actividades, apesar de com objectivos semelhantes, são diferentes.
ResponderEliminar