segunda-feira, 20 de agosto de 2007

...

Comecei o dia a zangar-me (muito!) com a Carolina.
Ao contrário daquilo que já lhe recomendámos muitas (muitas!!) vezes tentou tirar o irmão da cama de grades… e como é óbvio ele caiu.
Assustámo-nos todos, muito, eu mais ainda que estava a sair do banho e só ouvi os gritos… zanguei-me muito com ela, zanguei-me demais, gritei-lhe e empurrei-a para o quarto dela de castigo….

Estou aqui a martirizar-me, porque apesar de ela ter agido mal, fazendo exactamente aquilo que eu lhe recomendei tantas vezes que não poderia fazer, eu também não agi bem, exaltei-me demais, zanguei-me demais…

Mas tenho tanto medo destas coisas, tenho tanto medo destes acidentes… quando ouvi os gritos o meu coração parou, só conseguia ver imagens de horror e o meu medo caiu todo em cima dela… não fui boa mãe hoje.

4 comentários:

  1. Querida Xana,

    Como já te disse e possivelmente conseguiste comprovar eu sou uma mãe que em regra mima demais os filhos. Ao Miguel ralho de menos, mimo demais e perdoou muitas vezes as asneiras apenas com um 'desculpe' dito olhos nos olhos. Mas há duas ou três situações em que sou inflexível: a segurança dele, a segurança do mano e violência gratuita. Não lhe perdoou, grito e dou palmadas se for necessário - nas repetições ou contrariedades (eu dizer que não e ele fazer passo-me. Felizmente ele não é muito disso.

    Bem, não te estejas a martirizar, a Carolina já é crescida suficiente para perceber que NÃO pode fazer, nem foi negligência de deixar uma porta aberta ou deixar no chão um brinquedo pequenino, portanto (digo eu) que fizeste bem em castigar. São situações perigosas em que os miúdos não podem ser levados com brandura. Não estejas assim, logo à tarde quando chegares ao pé dela já passou tudo e podes fazer as pazes com a tua princesa :o) okie?

    Sorrisos para vocês

    ResponderEliminar
  2. Não tens que te martirizar.
    Reagiste sem pensar e acho que a maior parte de nós reagiria assim!
    Quando chegares a casa, com calma, conversas com ela e de certeza que irá perceber o que aconteceu.
    Vai correr tudo bem. De certeza que não se volta a repetir...
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Xana, eu compreendo tão bem o que dizes... tive um episódio semelhante com a Raquel há umas semanas atrás...
    e sim, perde-se a calma e acho que é uma reacção instintiva.. é a segurança, a saúde, a vida de um bébé indefeso que está em causa e as irmãs mais velhas já têm capacidade para entender o que é o perigo e de ter atenção para o evitar... por isso o susto que ela apanhou foi necessário para ela entender a gravidade da situação.
    agora que tudo passou, uma conversa mais calma será o suficiente para que tudo se esclareça...

    e, embora faça exactamente o mesmo, peço-te: não te martirizes.. já te bastou o susto...

    beijos

    ResponderEliminar
  4. acho bem que tenhas visto as tais imagens de horror.

    acho bem que te tenhas exaltado.

    acho bem que te martirizes.

    acho mal que hoje tenhas achado que foste uma má mãe (pelo menos por causa disto)

    qual era a tua ideia? serias uma boa mãe se tivesses antes dito, de dedo em riste e pé a abanar: - carolina, sua safada, a mãe já te disse que isso não se faz, ora ora.

    era assim, era?

    eu, não sei porque carga de água é que acho isto tudo. mas acho, pronto.

    não ligues!

    ResponderEliminar