domingo, 16 de setembro de 2007

Do crescer (dela)

Amanhã inicia o último ano do Pré-Escolar, está feliz e expectante, desejosa de conhecer os novos colegas (que ocupam o lugar dos que saíram para o 1.º ciclo, situação normal nas turmas mistas dos Jardins de Infância da Rede Pública).

Está alta e magra, a bebé que comia maravilhosamente está agora uma menina difícil para comer, literalmente esquece-se de comer, fica ali a falar ou apenas a olhar e não come, isto tem dado origem a zangas e castigos… mas nada parece funcionar. Diz que não gosta de carne, mas também o peixe já comeu melhor, queria que isto fosse só uma fase mas já andamos nisto há uns meses.

Fala muito e muito bem.
Notamos muito o amadurecimento do pensamento, na análise que faz das coisas e situações e a maneira como se expressa.

Gosta muito de aprender, gosta dos livros de exercícios que lhe vamos comprando e normalmente o seu desejo é completa-los no primeiro dia, mas não tem paciência para pintar figuras embora faça desenhos numa quantidade e velocidade quase alucinante.
Agora o seu maior interesse são as letras e os números, o desejo de escrever leva-a a copiar palavras e frases e desta maneira já consegue escrever sozinha o nome de todos, também faz alguns cálculos simples (soma e substração). Agrada-me, claro, mas ela só faz o que quer e quando quer, para obrigações lá virá o tempo.

Ainda faz birras. :(
Demasiadas, apesar de já mais contidas e controladas, quando contrariada chora, sempre alto e com lágrimas, muito desagradável… não temos uma maneira certa de lidar com isto (falha nossa!) mas cada vez mais somos capazes de a ignorar, não resulta porque ela chora mais alto, mas pelo menos já somos capazes de nos distanciar e não nos enervar (tanto!).

É muito meiga, gosta de beijos e abraços e também os distribui por todos, fica muito sentida se por alguma razão nas despedidas não nos demoramos mais um bocadinho a abraça-la e acarinha-la (mimo?!).

Adora o irmão, tem-lhe o amor incrível que me enche de orgulho e alegria. No entanto, é capaz de lhe dar beijos e abraços e logo de seguida obriga-lo a sair do quarto dela e tirar-lhe o boneco que ele tem na mão só porque sim.
Não dou muita importância a isto, acho normal, penso que terão que ser eles a encontrar o ponto de equilíbrio e tento intervir o menos possível e só em situações mais graves.

Quando a chamamos à atenção por vezes já nos responde com maus modos, não gosto mesmo nada e zango-me com ela. Normalmente cala-se e fica a olhar para mim com os olhos muito abertos e a expressão de quem não sabe muito bem em que errou… mas isso é agora, não quero pensar como vai ser daqui a 10 anos.

Está linda, e apesar de todos as suspeitas que possam ter da minha opinião, tenho que dizer que ela é mesmo bonita, e tem génio, e isto é para o melhor e para o pior.


Aos 5 anos, 7 meses, 2 semanas e 6 dias, uma muito pequena parte do que é a minha filha Carolina.


Adenda: Com toda a razão me chamaram à atenção! A miúda adora dançar e cantar e passa o dia inteiro aos saltos. Fica a promessa de um post sobre a dança!
Também é muito vaidosa, gosta de ser ela a escolher a roupa e o calçado e às vezes até a deixo. O problema são as calças, que não gosta e recusa-se a vestir. :P

14 comentários:

  1. não. não, não, não. tu não estás a descrever a tua Carolina! estás a descrever a minha Raquel!!!

    meu deus... é tal e qual!

    e eu também não sei como lidar com as birras dela... devia haver grupos de apoio para estas coisas. :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olha que pela fotografia cá me parece que te estás a esquecer de alguma coisa... assim tipo "dança muito bem" ou "é uma vaidosa de primeira" ;)

    beijinho e ver se ha tempo para combinarmos qq coisinha

    ResponderEliminar
  3. está linda, não, é linda! :)

    ResponderEliminar
  4. Tão gira!
    E tem personalidade.

    Bjos

    Cristina

    ResponderEliminar
  5. É uma menina muito bonita! Com a idade e amadurecimento as birras vão desaparecer... E fica só génio.. Sim, porque uma rapariga quer-se tesa.

    ResponderEliminar
  6. :)

    (isso das calças vais ver que lhe passa, quando houver aquela fase medonha de os coleguinhas da escola tentar espreitar pela saia :P)

    ResponderEliminar
  7. :-)) Tenho lá por casa alguem assim :-)
    Fases que fazem parte do crescimento.
    Parabens mamã pela filha lindona!
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Olha, estava a contar que a Carolina também entrasse na escola este ano, mas já fiz aqui as minhas contas e apercebi-me que ela ainda não tem os seis anos em Dezembro. Mas vontade de aprender já vi que não lhe falta!
    Muitos beijinhos para vocês e espero sinceramente que essa onde de doenças desapareça durante uns tempos largos, a ver se descansas um bocadinho - é sempre tramado para os pais...
    ***

    ResponderEliminar
  9. Parece muito parecida com a Inês. Temos mesmo de nos encontrar! Bjs

    ResponderEliminar
  10. Ela não se chama Carlota? É que acabaste de descrever a pestezinha cá de casa que também se recusa a vestir calças...LOL

    ResponderEliminar
  11. Muito bonita. E não, por acaso não acho que todos sejam iguais. Às vezes, ao ler as respostas dá a sensação que sim. Podem ter coisas parecidas mas são todos muito diferentes. A mim parece-me que a tua filha está dotada de armas para enfrentar o mundo ;) Personalidade forte. E o que nós gostamos que eles sejam assim, mesmo que nos esgotem a paciência.

    ResponderEliminar