terça-feira, 4 de janeiro de 2011

#4: O fogo de «artifico»

(Fotografia do telemóvel)

Nunca esqueceu a passagem de ano de 2010 e durante este ano falou muitas vezes das luzes que tinha visto com o amigo MV.

Este ano, cumprindo-se a tradição já de alguns anos, chegámos a 2011 na companhia dos nossos amigos S., R., M e MV e perto da meia-noite lá descemos até ao rio para celebrar o novo ano.
O Tiago adorou, manteve-se sempre de pé e com os olhos no céu enquanto comia passas que lhe tinha colocado na mão.

No dia 1 telefone com os avós relatou o que tinha visto e na segunda-feira (3) disse-me que tinha feito um desenho do «fogo de artifico».

Hoje de manhã a Educadora chamou-me à atenção para o desenho e eu fiquei espantada e simultaneamente orgulhosa.

Até há pouco tempo não mostrava grande interesse em desenhar e não se mostrava entusiasmado quando lhe tentávamos ensinar a fazer os bonecos com algo mais do que a cabeça; mas neste caso nem foram os boneco que me espantaram (porque já o tinha visto fazer semelhantes), foi a representação do fogo de artifício, o cuidado em usar mais do que uma cor (as cores que viu no céu), os círculos e as linhas, tudo por cima das nossas cabeças.

Mais uma vez este filho prova-nos o quanto nos enganamos quando o achamos despistado ou pouco atento, mas simultaneamente reforça a minha convicção de que ele apenas utiliza as suas reais capacidades nos assuntos que o motivam e interessam e isto não é necessariamente bom.

Por agora a baba, no formato uma foto por dia #4!

2 comentários:

  1. Ando a conferir as fotos, se falhar apito como as chaleiras...

    ResponderEliminar