segunda-feira, 3 de abril de 2006

21 semanas (2 dias)*

Já ultrapassámos o meio! Isto se chegássemos às 40 semanas, mas segundo o meu médico, se confirmarmos a necessidade de cesariana, não devemos ultrapassar muito as 38 semanas.
Sinto-me bem! Apesar da tensão arterial muito baixa, que quase me fez desmaiar por duas vezes (ainda assustei os meus colegas!); tentei começar a beber um café depois do pequeno almoço, tal como já me recomendara o médico, mas dá-me a volta aos intestinos e faz-me mais vontade de fazer chichi o que me obriga a correr para a casa de banho constantemente, por isso esta solução foi posta de parte, pelo menos até ao próximo desmaio!
Na consulta da semana passada, e depois de ter explicado ao médico os inconvenientes do café (para perceberem eu tinha a tensão arterial a 10/6, e tinha bebido café), o Dr. P. recomendou-me que bebesse um copinho de vinho tinto ao almoço ou em alternativa um cálice de vinho do Porto depois de comer! :P
Foi só rir! Eu já normalmente não bebo bebidas alcoólicas, muito de longe a longe um vinho branco ou verde numa refeição diferente, ou uma cerveja no Verão com os caracóis; agora vinho tinto nem vê-lo! Por isso, acho que dificilmente vou conseguir seguir também este conselho.
Nas últimas cinco semanas engordei 1 kg, pensei que poderia ser mais já que tenho tido mais vontade de comer, tenho «autorização» para engordar 1 kg, no máximo 1,5 kg por mês, isto porque ainda não tinha engordado nada, mas eu já disse anteriormente que o Dr. P. tem a mania da elegância.
As análises estavam todas dentro dos parâmetros normais, e a glicemia, que tanto assusta algumas meninas, no meu caso está quase no limite inferior, por isso posso continuar a comer sobremesa.
De resto o miúdo anda muito mexido, a barriga continua a crescer lindinha (contínuo convencida que está maior do que na gravidez da Carolina), e a vontade de o conhecer o mano aumenta dia a dia!
Ao mesmo tempo não quero que o tempo passe, quero muito aproveitar todos os momentos desta gravidez, memorizar cada pedacinho da barriga que cresce, cada movimento dele que sinto, os pormenores do meu peito que se prepara, os beijinhos que a Carolina espontaneamente vem dar na minha barriga, o som da sua vozinha a falar para o mano, tudo, tudo, tudo... mas experiência diz-me que a vida também é feita de momentos que se perdem, por isso o melhor é apreciar e guardar muito bem aqueles momentos em que estamos presentes ou em que conseguimos estar atentos.
* À data das fotografias, tiradas no Sábado, 1 de Abril de 2006, no Parque da Serafina (Monsanto).

6 comentários:

  1. Olá
    Barriga bonita, e pelos vistos não vai ser barriga muito grande :-)
    E sim, é bom viver uma gravidez assim, aproveitar o melhor dela a cada dia que passa e naõ vive-la em constante anciedade.
    Voltarei :-)
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. barriguinha muito bonita!
    e sim, há que aproveitar os momentos em que estamos conscientes que estamos a absorver tudo.. normalmente esses ficam-nos para sempre...

    e quanto à tensão.. eu não sou médica nem nada que se pareça, mas.. o sal não "provoca" tensões altas? no teu caso comer qualquer coisa salgada não seria uma possibilidade em vez do café ou do tintol :D? ou tem inconvenientes? não sei, é só uma ideia vinda de uma completa leiga na matéria...

    bjs

    ResponderEliminar
  3. Está linda essa barriga!

    E quanto à tensão baixa... é andares sempre com um pacotinho de açúcar ao pé de ti para as emergências!

    Experimenta beber um galão (sem ser de máquina) em vez do café, não é tão forte e dá uma ajudinha à tensão.

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  4. @buggy:
    Já tentei a comida salgada (que não gosto), mas não notei diferença.
    O meu problema é tensão baixa em conjunto com baixo nível de açúcar.

    @costinhas:
    Rebuçados, agora ando com rebuçados na mala (não consigo comer directamente o açúcar!).
    Quase todos os dias bebo um galão a meio da manhã (nas duas vezes que quase desmaiei preparava-me para o beber), o problema é que nos dias em que a tensão está mesmo baixa (ou o açúcar) só o galão não resolve.

    ResponderEliminar
  5. Uma barriguinha toda jeitosa, sim senhora. :)

    Tensões baixa também é comigo, mas durante a gravidez nunca me senti mal. Pelo contrário... Costumo ter tendência para tonturas e desmaios, mas quando estava grávida, nem vê-los. :) Só os enjoos me deram trabalho (e que trabalho!).

    Pode ser que a partir de agora a tua tensão suba um bocadinho, penso que é o que costuma acontecer com o passar dos meses...

    Bjs grandes

    ResponderEliminar
  6. Olha, não é decerto o mais saudável ... mas uma vez que vinho nem vê-lo (também não gosto) e o café te dá voltas ao estomago ... que tal uns golinhos de coca-cola ... é doce e tem caféina.
    Essa tua tensão é a minha normal ... e bebo galão de manhã e café a seguir ao almoço :o) Nas gravidezes também me sentia zonza de vez em quando, pricipalmente com o chegar do calor ...
    A barrigota está linda!
    (e a t-shirt parece ser muito gira também)

    ResponderEliminar