quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

A Carolina não come

ou melhor, não quer comer sozinha.

Aos 17 meses recusava a comida dada por nós, tinha que ser ela a pegar na colher e comer e comia, comia bem.

Aos 5 anos quer que lhe dêem o comer à boca.

Isto começou há alguns meses, agora agravou-se, muito. Na escola não come, embora já soubéssemos que andava a comer mal, hoje foi-me confirmado pela auxiliar da sala, fica com a sopa à frente durante quase todo o período de almoço e só come duas ou três colheres, o segundo prato fica quase intacto, come a banana, às vezes a maçã, nunca a laranja.

E pior, depois de há algumas semanas ter vomitado devido à expectoração, agora finge os vómitos quando tentam que coma.

Vinga-se no lanche, pois claro! Lancha novamente quando chega a casa, pois! Ao jantar volta a cantiga do «preciso de ajuda».

Sabemos que este tipo de comportamento é normal depois do nascimento de um irmão, mas as calças e saias a caírem da cintura pediam que fossem tomadas medidas, hoje, depois de nos últimos dias a situação ter piorado ainda mais com ela a fazer birras, pusemos um ponto final nas facilidades, não come não há televisão. E não houve mesmo!

O jantar foi comido em grande estilo, pela mão dela e sem lugar a reclamações, no fim ainda foi buscar uma maçã para sobremesa, vamos ver se isto é para durar.

5 comentários:

  1. É preciso sermos firmes na altura certa. E vocês sabem-no ser.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Há mesmo que negociar...
    Boa sorte para hoje...
    bjs

    ResponderEliminar
  3. tem de ser... custa, mas é o que deve ser feito.

    boa sorte para que não seja preciso repetir o castigo.

    ResponderEliminar
  4. Pois isso é por causa do irmão. A minha tb anda assim, diz q não consegue comer sozinha, quer q lhe demos o comer à boca!!

    Mas já tentou não querer fazer as refeições mas nem lhe damos hipoteses p essas fitas...


    a minha agora tb quer adormecer ao colinho como fazemos com o mano... mas lá lhe explicamos q o mano é bébé e ela fica bem...


    como sabes é tudo natural esses comportamentos( como diz o pediatra dos meus: Não era normal era se eles não tivessem mudanças de comportamentos com a chegada dos irmãos)

    bjs

    ResponderEliminar
  5. Penso que fazes bem em acabar com "as facilidades". Por cá, também fazemos isso com a M. sempre que se porta mal. E geralmente resulta.

    A M. começou a comer sozinha cedo e nunca teve problemas. Por vezes, nos últimos tempos, pede para ajudá-la a acabar a sopa ou o arroz, mas acho que é mais por uma questão de dificuldade em "rapar" o prato. :) Qualquer das formas, se estivermos também a comer ou ocupados com outra coisa, digo-lhe para tentar acabar e depois dou-lhe uma ajudinha mesmo no fim, para não ficar triste.

    Tenta dar-lhe mais atenção quando come tudo e sozinha, ou seja, aposta nos reforços positivos. Mostra-lhe que recebe mais atenção e carinho quando come sozinha do que quando quer ajuda. Se ela gostar de ir ao cinema, por exemplo, diz-lhe que se durante a semana comer sempre bem na escola e em casa, no fds vais com ela ver um filme. :)

    Beijocas

    ResponderEliminar