quarta-feira, 2 de maio de 2007

Do Blog e dos Blogs e Eu - II

(Explicação, ou então não! Excerto de um mail enviado a uma amiga.)

"O meu post sobre o Blog e os outros blogs, não é para ninguém em especial, não é principalmente para as pessoas que me comentam, essas acompanham-me quase diariamente, interessam-se, sinto que estão lá por gosto.
Não gosto daqueles comentários que só vêem à procura de público para os seus próprios blogs, não gosto das crises que se criam entre blogs, não gosto de obrigações...

Gosto muito de ler, os blogs são mais uma forma de leitura, que para além do prazer da leitura me dá a possibilidade de trocar ideias com quem escreve, e às vezes até me dá a possibilidade de me tornar amiga dessa pessoa.

Quando comecei a ler os blogs, lia tudo, a curiosidade era grande, estava deslumbrada com a quantidade de pessoas, de estilos, de assuntos. Li sempre muito mais blogs sobre crianças, sobre famílias, mas depois de dois anos e meio a aceder aos blogs (e também com o tempo disponível muito mais reduzido), comecei a perceber aquilo que realmente me interessa neste mundo, e são as pessoas amigas, as pessoas que, apesar de na maioria não conhecer pessoalmente, me ajudam a crescer, a amadurecer, com quem gosto de reflectir, que são mulheres como eu, também mães, com dificuldades, com dúvidas, com alegrias, com tristezas, com dias maus, com dias bons.

Perdi a paciência para os dourados, os prateados, o brilho ofuscante de alguns blogs, que não passa apenas disso, brilho!"

10 comentários:

  1. podia ter sido eu a escrever isto!
    acreditas que foi muito por isso que terminei o blog? detesto obrigações e comecei a sentir-me obrigada a comentar blogs só para marcar presença. eu só comento aquilo que acho e pronto, mas há blogs que querem mediatismo, e isso vê-se. estão ali porque querem receber comentários. há muito disso por aqui. eu tb me fartei um pouco . tb reduzi as minhas leituras, leio o que gosto e comento quando acho que devo e quando me apetece e ponto. de outro modo estava a começar a sentir-me "obrigada" e não consigo.
    voltei com a promessa de que a blogosfera jamais será uma obrigação na minha vida. escrever no meu blog não o é. quanto mais comentar os blogs dos outros.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. aplaudo o post, assino por baixo e tudo e tudo e tudo...
    por acaso também começo a sentir que há blogs tipo reality-show: o que interessa são as audiências e tudo se faz para as manter, subir ou, pior ainda, roubar a outros blogs!

    e cada vez leio menos...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. a mim parece-me que o que fazes é o normal. Volta e meia descubro mais um ou outro blog que me agrade, mas só leio mesmo o que gosto. Não ando à cata de comentários, odeio quando isso acontece, e evito pessoas assim. Há muitos blogs que leio e comento de pessoas que nunca foram ao meu. Deixei de lá ir? Não, nem nunca deixarei. Isto não é obrigação, é um prazer.

    ResponderEliminar
  4. Me too. Penso como a Patrícia. Gosto de cada uma das minhas "comentadeiras" e até sinto a falta delas, com os seus comentários tão distintos. Não me interessa ter poucos ou muitos, mas que me dê gosto visitá-las. E tb não incomodam os blogs brilhantes. :) Entendo que é um escape dos males da vida. Ali, pelo menos, as pessoas podem centrar-se no que realmente importa, valorizando o bom e aceitando o mau como inerente à vida. Prefiro esses do que aqueles blogs azedos,de quem olha sempre o negativo, sabes? Tb tenho consciência que há muita gente que escreve para vizinhos e amigos lerem. Por isso me dá um certo gozo não ter essa pressão, pq o meu blog é visitado quase exclusivamente por pesoas que não conheço. Não quero impressionar ninguém conhecido, ao menos isso. Beijinho grandeee

    ResponderEliminar
  5. Isso nota-se e mt... Isso fez-me já pensar muitas vezes em deixar de escrever, mas, neste momento, puro egoísmo, admito, faz-me falta fazê-lo. Mas confesso que esse teu último parágrafo ando a descobri-lo aos poucos... Atribuí-o ao meu "mau feitio"... Se calhar n é...

    ResponderEliminar
  6. Eh pá, tenho-te a dizer q continuo a pensar nisto q escreveste...

    ResponderEliminar
  7. Concordo. Gosto de ler alguns blogs. Aqueles com que me identifico mais, por variadas razões. Nem sempre comento, até porque o tempo não permite, até porque às vezes não tenho nada para dizer. O blog que criei é mesmo só para a minha filha. Para escrever sobre ela, para substituir o diário que já fazia antes de nascer. Às vezes, é difícil revelar a mulher que se esconde por detrás da mãe da Leonor...

    Bjos

    Cristina

    ResponderEliminar
  8. Olá

    Eu não conhecia o teu blog, mas realmente este post é mesmo uma realidade...
    O engraçado é que o teu filhote tem o mesmo tempo que o meu... Vim através do desafio da tânia...

    ResponderEliminar