sexta-feira, 6 de outubro de 2006

Que se passa filhota?

A Carolina não está bem...
Voltaram as birras e com elas veio também a impertinência.
Nos últimos tempos tenho a sensação que estamos sempre zangadas uma com a outra, uma chora aos gritos a outra chora para dentro...
Não consigo dizer-lhe nada sem que fique zangada, olha para mim com uma cara feia, a língua aparece, vira-me as costas, e eu zango-me, chamo-lhe à atenção e é pior, responde-me, diz que sou má e faz precisamente o contrário daquilo que eu lhe pedi.
Com o papá está igual...
Parece que as horas passadas com ela são sempre horas tristes... E ela está triste, eu vejo que ela quer mimos, quer colo, que eu a abrace, que lhe leia histórias ao final do dia sentada ao lado dela, mas depois de ela ter passado duas horas a embirrar com tudo, a simular choros e às vezes a gritar eu não tenho vontade de brincar com ela, de falar com ela, de estar com ela. :(
Sinto-me mal ao escrever isto, sinto-me pior ao sentir isto, mas é a verdade por estes dias.
Ela é uma menina adorável, bem comportada, muito senhorinha, observadora, muito esperta, inteligente, extrovertida e expansiva, na escolinha só me dizem bem dela, as pessoas simpatizam com ela, acham-na bonita, uma princesa... a minha princesa!
Mas eu como mãe dela também sei que ela tem tendência para ser um bocadinho caprichosa, que gosta de ter toda a atenção, que não gosta de ser contrariada (quem gosta?), que sempre teve tendência para as birras, chora alto e diz bem alto aquilo que quer ou não quer.
Eu sei que me vão dizer que isto pode ser o reflexo do nascimento do irmão, que ela adora mas que inevitavelmente lhe retirou um bocadinho dos pais, eu também já pensei nisso.
Também pode ser devido à mudança de escola, saiu de um sítio onde tudo era carinho e abraços, para um sítio que lhe exige que seja mais crescida já que é das mais velhas, por causa disso já várias vezes pôs em causa a nossa decisão...
Mas também pode ser porque ela apesar de ser uma miúda sensível e muito carinhosa, também tem um feitio tramado, torcidinho, que gosta de nos desafiar e ver até que ponto a porta do quarto empurrada para bater não tem consequências.
De uma coisa eu tenho a certeza, está nas minhas mãos e do pai alterar este cenário, e como os ralhetes e castigos não resultam, vou-me encher de calma e coragem e tentar uma abordagem só pela positiva a começar daqui a pouco por uma viagem até Colombo para visitarmos a exposição da Anita e um lanche a três (mamã e filhotes!).
Amanhã vai passar a tarde com os padrinhos e no Domingo temos brincadeira com os amigos M. e G., e depois espero que a nuvem negra comece a dispersar.
Agora vou buscá-la à escola!
Adenda: Visitámos a exposição da Anita, comprámos a Anita Mamã, lanchámos e a Carolina ainda brincou no Castelo das Princesas. Voltámos para casa com pizzas para o jantar, infelizmente connosco também trouxeemos um bocadinho de febre que não deixou saborear o jantar, mas que com a ajuda do Brufen desapareceu durante a noite e não voltou a aparecer, ficou o nariz ranhoso!

14 comentários:

  1. pois é capaz de ser um poouco de tudo, mas aponto mais p o irmão!!! com calma e mta paciência tudo se resolve!

    ResponderEliminar
  2. Eu, com a minha experiência de cinco filhos paridos e criados, digo-te que a Carolina, como todas as pessoas deste mundo, é feita de qualidades e defeitos.

    Enumeraste algumas e alguns. Beijos, e as melhoras!! :-)

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Sei bem pelo que estas a passar...
    A M esta numa fase de embirrar, principalmente comigo...
    :((

    As vezes é preciso contar até 10, ate 20 se necessario, para nao reagir as impertinencias e caprichos dos 4 anos.
    E eu nao tenho a "desculpa" de ela ter agora um irmaozinho para dividir atençoes... Acho q é apenas mais uma fase de crescimento. Fico apenas na duvida de qual sera a melhor opçao - castrar este mau feitio, ou por outro lado abraca-la...

    ps: e não é que devemos ter passado uma pela outra na expo da Anita???!!!

    Estivemos por lá esta tarde, de seguida rumamos ao Alvito :)

    Beijinhos solidarios

    ResponderEliminar
  5. Espero que com esses mimos extras a coisa se comece a recompor.

    Não tens ninguém que te fique com o rapaz durante umas horas e dedicas-te a ela a tempo inteiro? Umas horas de mimo se calhar ajudavam.

    (isto é só um palpite ok!)

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Vais ver que é só uma fase dela para conseguir equilibrar tanta mudança na vida dela.
    Com muita paciência e doses extra de mimos vais ver que tudo se resolve. Porque não tentar dar-lhe uns minutinhos teus só para ela, faze-la filha única por momentos, outra vez. às vezes ajuda...
    1 bjx

    ResponderEliminar
  7. O meu pediatra preferido diz que estas crises de birras antecedem um salto de desenvolvimento. É que eles crescem de forma dispar relativamente aos aspectos emocionais, motores e cognitivos. Traduzindo por miúdos, eles próprios têm dificuldade em lidar com esses crescimentos desnivelados.

    Verdade ou não, a minha anda agora bem mais calma, desde que começou a dormir sem precisar de ninguém para a adormecer. E olha que as birras foram do pior!

    ResponderEliminar
  8. Se leres un sposts meus de há uma semanita vês que passei pelo mesmo e também fiquei com esse "peso", essa culpa pela falta de disponbilidade e paciência.
    É difícil para nós, mas acho que eles tb têm que entender que não pode ser tudo como eles querem e, portanto, se o pai ou a mãe estão chateados eles têm que perceber que fizeram mal.
    Vais ver que daqui a dias ela dá uma pulada numa coisa qq e ficas toda contente.
    Connosco foi assim.

    ResponderEliminar
  9. Uma Fase menos boa , diria eu.
    Tudo passa.

    Um beijinho grande e aposto que ela adorou ver a Anita, eu tb fui, e adorei!

    :D

    ResponderEliminar
  10. É duro de aguentar, principalmente para ti, com um bébé pequenino. Tb passei por uma fase muito complicada com a Leonor depois do nascimento da Sofia, mas aos poucos as coisas foram encaixando. Acredita que, por mais "negras" que te pareçam agora, as coisas vão melhorar!
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Li num outro cantinho, que a mãe de vez em quando, deixa o bébé com os avós e passaa o dia unicamente com a mais velho. Eu se calhar faria isso.

    Beijinhos

    Vera

    ResponderEliminar
  12. Apenas uma fase mamã, vais ver que logo passa. No entanto conversa bastante com ela, aproveita a hora das refeições, a hora da elaboração do jantar, todos os bocadinhos para conversar o máximo com ela. É muito muito importante acredita!
    Beijo Grande

    ResponderEliminar
  13. Olá ... desculpa a ausência ... tenho tido pouco tempo para navegar, e aidna menos para escrever.
    Acho que tu mesma já sabes as respostas ... e é isso mesmo um bocadinho de todas essas coisas ... e agora uns tempos depois da alegria e entusiasmo de ter um mano é que se começa a sentir a diferença no "tempo de antena" :o)
    Mas como tudo, passa ... a Bia também teve uma fase mais dificil pelos 4 meses da Marta ... também só me parecia que passava o tempo com ela a zangar-me e que por mais coisas que fizesse para a agradar eram sempre mal recebidas.
    Estava já a passar-me ... mas depois com a tal paciencia e abordagem positiva (mesmo perante um tremendo disparate) deu resultado ... é que eu mesma já não podia mais com tanto ralhete :op

    ResponderEliminar