terça-feira, 20 de novembro de 2007

Elevadores ou o Elementar Bom Senso

Os grandes Centros Comerciais de Lisboa têm desde algum tempo umas barras em frente às escadas rolantes para impedirem que estas sejam usadas para deslocar, entre outros, carrinhos de bebés. Se por princípio concordo com este tipo de medida de segurança, por outro lado isto só me tem causado dissabores (esta palavra é fixe! :P).

Não tem havido vez em que desloque a estes Centro Comerciais com o Tiago no carrinho, que não tenha acabado aborrecida.

Minutos intermináveis à frente dos elevadores a ver pessoal que pode se fazer levar para os andares superiores ou inferiores pelas tais escadas rolantes, a encher o espaço dos elevadores, enquanto nós, pais e respectivos rebentos nos carrinhos, a olhar desconsolados para mais uma porta que se fecha connosco do lado de fora.

No Centro Comercial com nome de Navegador português, já por duas vezes que só me consegui enfiar no elevador depois de pedir às pessoas que lá estavam o favor de se chegarem só para um lado, o que fizeram, mas sempre com cara de pouco amigos.

No passado fim-de-semana no Centro Comercial com o nome daquele que dizem ter descoberto a América, depois de mais de dez minutos a olhar para portas dos elevadores, lá apareceu um meio cheio de pessoal capaz de subir escadas, mais uma vez pedi que se arrumassem de maneira a poder entrar, mas desta vez ninguém se mexeu! Com o carrinho meio dentro, meio fora expliquei que não podia utilizar as escadas rolantes e que aquela era a única maneira de subir, ao contrário das pessoas que se encontravam no elevador, uma “Senhora” respondeu-me que eu também podia ir pelas escadas…

Foi nessa altura que a coisa azedou, que eu até não sou dada a este tipo de confronto, mas subiu-me uns calores à cabeça e só perguntei à “Senhora” se estava a brincar, porque só podia estar a brincar, depois expliquei aqueles “Senhores” que teriam que resolver o assunto porque eu tinha que subir e como não tinha outra maneira de o fazer, teria que ser naquele elevador.

Ninguém se mexeu, o carro entrou, houve quem ficasse entalado contra a parede do elevador (e não fui eu!), fomos até ao segundo andar a trocar palavras pouco delicadas, um horror! E entre outras coisas disseram-me que “por ter um filho não tinha mais direitos” e ainda me ameaçaram de chamar o segurança por eu estar a obriga-los a irem apertados no elevador (eu respondi que o fizessem, talvez ele os conseguissem ensinar a ler os avisos que estão à entrada dos elevadores e que dão prioridade de utilização, entre outros, a carrinhos de bebé!).

Foi uma experiência do pior, sai do elevador a tremer (já disse que não gosto destes confrontos!), resolvi falar mesmo com os seguranças que me disseram aquilo que eu já estava à espera: não podem fazer nada, a utilização dos elevadores é prioritária para carrinhos de bebé, grávidas, deficientes e pessoas com limitações motoras, estão lá os avisos. O resto cabe ao Bom Senso de cada um.

Como me dizia uma amiga, é o Espírito de Natal, aquele que deixa as pessoas loucas nos Centros Comerciais.

Por mim, nos próximos tempos, não me meto em nenhum destes Centros Comercias com o miúdo e o carrinho.

19 comentários:

  1. é muito triste, mas é o país em que vivemos infelizmente!
    aconteceu-me várias vezes com a A. e parece que as pessoas não estão nem aí! é a falta de civismo e nada mais

    ResponderEliminar
  2. também já me aconteceu muitas vezes...

    nessa situação pode-se mandar uma boca foleira: "só andam de elevador e depois admiram-se de serem gordos!" :-PPPP

    ResponderEliminar
  3. Apesar de no Colombo existir letreiros que avisam que os carrinhos de bebés, grávidas e afins têm prioridade nos elevadores. É uma coisa horrível. Já chegamos a fechar o carrinho e transportar a criança ao colo para ir mais rápido. Pelas escadas rolantes...
    E agora com a segunda gravidez, é que reparei que as pessoas estão muito mais egoístas. No metro, por exemplo. Só me deram lugar uma vez. Enfim...

    Bjos

    Cristina

    ResponderEliminar
  4. pois é... mas sabes q aqui na minha zona(leia-se terras algarvias) as pessoas são mto mais simpáticas e delicadas. inclusivé já vezes sem conta me deixaram passar à frente em restaurantes pq tenho 2 miúdos.

    sim, nesses centros comerciais é terrivel... mas bom senso é coisas q n existe.

    O J uma vez nessa espera interminavel e abre um elevador cheio de gente q podia mto bem usar as escadas, disse alto e bom som: coitadinhos devem ter algum problema p n usar as escadas !!!

    fizeram cara de poucos amigos,mas posso te dizer q um casal q estava ao pé de nós p entrar tb no elevador foi se logo embora.... lol


    beijoss

    ResponderEliminar
  5. Nem preciso de te dizer mais nada: a minha cara quando te encontrei por acaso nas mesmas andanças que eu acho que dizia tudo... É incrível... Basicamente é a mesma atitude senti quando estava grávida. Toda a gente é solidária... excepto quando tiver de prescindir de alguma coisa... Enfim

    ResponderEliminar
  6. O grande problema é que o bom senso não está à venda em nenhuma loja do centro comercial. E sendo assim, há quem não o tenha de todo nem o vá ganhar tão cedo...

    (apesar de não gostares de confrontos fizeste muito bem em meter lá o carrinho!)

    :*

    ResponderEliminar
  7. Acho que é a primeira vez que comento aqui. Bem já passei exactamente por tudo isto com o meu filhote dentro do carrinho. Deixei de pedir para as pessoas se arrumarem, calculo o espaço mentalmente e avanço. Se quiserem arrumar-se, arrumem-se, se não quiserem, levam com o carrinho. E não entro de forma meiga, levanto o carro para não aleijar o míudo e invisto. É o suficiente para todos se arrumarem num instante... Se alguém se queixar, azar. Finjo que não é nada comigo, pois também fingiram que não é nada com eles. Discussões (odeio) ainda não arranjei. Mas felizemnte estou a deixar de precisar do carrinho.

    Beijinhos

    PS: Posso linkar este post para o meu cantinho?

    ResponderEliminar
  8. Por essas e por outras é q eu gosto tt de marsúpios e slings e afins... (já deu para perceber não já?), mas o Tiago já deve pesar um bocadito. Nada como uma investida à «matador». :)

    ResponderEliminar
  9. Grande contestatária, é assim mesmo, ao contrário de ti, na minha pessoa uma discussão cívica deixa-me feliz po resto do dia....lol

    ResponderEliminar
  10. Aconteceu-me exactamente a mesma coisa, no mesmo CC no domingo à hora de almoço!
    Nem percebo o que passa pela cabeça das pessoas que insistem em andar nos elevadores enquanto podem perfeitamente ir de escadas rolantes (que são muito mais rápidas diga-se de passagem) e ainda fazem má cara a quem está com um carrinho com uma bebé de 14 meses. Enfim...falta de civismo é o que é....

    ResponderEliminar
  11. Pois... tb. já me aconteceu. É por essas e por outras que deixamos sempre o carro na parte do Continente, para não usarmos os elevadores que devem ficar para quem precisa mais deles.

    Podes crer, a tua amiga tem toda a razão, por isso é que gosto MUITO POUCO de Centros Comerciais, tirando as Amoreiras. É sempre agradável depararmo-nos com o civismo crescente nesta altura do ano, ah! ah!

    ***

    ResponderEliminar
  12. Sabes de uma coisa: reclama na Administração do Centro. Eles têm livro de reclamação. Civismo é algo que o português ainda tem muito que aprender....

    ResponderEliminar
  13. 'Tá bem, abelha! Como se a virose das compras de Natal não atacasse a parte do cérebro onde a memória trabalha. Não tarda nada é ver-te nas Amoreiras a empurrar o pobre Tiago no seu veículo - desta vez já com pára-choques, o carro, e capacete, o miúdo.

    PS - a virose só se dá nos cérebros femininos, claro. Que nem este comentário despropositado podia terminar sem polémica.

    ResponderEliminar
  14. Esse segurança, portanto, ia já de carrinho... se todos cumprissem a Lei ou mesmo as indicações esse Centro não precisaria dele!

    Sabes Xana, este é o país dos subsídios e dos coitadinhos. Uma mulher grávida, com uma criança ao colo ou no carro, um velho ou uma criança são deixados para trás. A minha afilhada queixava-se até há pouco tempo que não a aviavam na sua vez, faziam de conta que nem a viam, só mesmo aos adultos!

    Fazes assim: abre-se a porta do elevador e tu dizes: " - só um jeitinho!...", e avanças, com cuidado claro e olhando nos olhos. A cereja por cima do bolo será sempre a voz grossa e firme, depois do bom dia, obviamente. lol
    Vais ver como essa gente se arreda logo. E naturalmente que não entras em discussão, porque senão, enervas-te!
    Voz grossa, amiga, voz grossa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. É tão triste deparar-mo-nos com pessoas assim... fracas de espirito e inteligência...
    Mas pronto, para a próxima já sabes...
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. *suspiro*

    nada como ir educando meia dúzia deles de cada vez ;DDD pode ser q se multiplique.

    ResponderEliminar
  17. Como tens razão!... Também penso sempre isso - as pessoas podem perfeitamente ir de escadas rolantes! Já nós, com os carrinhos, não dá, ponto final! Será que não conseguem discernir o óbvio??? Aparentemente não... Enfim.

    ResponderEliminar
  18. Mas se alguma vez vires uma mãe com uma filha mais crescida e um bebé num carrinho a comentar que o país, lamentavelmente, está cheio de deficientes, porque só assim se justifica o elevador andar cheio e não nos darem prioridade, e um pai que lê o letreiro alto e em bom som, não somos nós, não! ;)

    ResponderEliminar
  19. brrrrr arrepiante :o(((((
    Eu até prefiro as escadas rolantes, de elevandor parece que passo uma eternidade à espera ... felizmente quando começaram a por as tais proteções nas escadas já eu não usava carrinhos hihihihi
    Mas é realmente muita falta de consideração das pessoas, deviam era etr vergonha ... ams isso parece que é coisa que anda a faltar a muita gente :op

    ResponderEliminar